• Auto PCD

Tipo de adaptações veiculares


Auto PCD | Tipo de adaptações veiculares

As adaptações veiculares podem ser implantadas em qualquer tipo de veículo, desde os mais simples e acessíveis, até os mais caros e sofisticados, pois são designadas para suprir as necessidade de movimento e força de acordo com as deficiências físicas do condutor.


Cada condutor é classificado seguindo uma lista de restrições conforme a Resolução 425/2012 - Anexo XV, do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, que são mencionadas no verso da CNH, no campo de observações, onde determina qual o tipo de adaptação será necessária de acordo com cada deficiência. Para facilitar o entendimento, listamos abaixo algumas das adaptações veiculares mais comuns e mais utilizadas pelas pessoas com deficiências:


Auto PCD | Acelerador à esquerda

Obrigatório o uso de acelerador à esquerda

Pode ser instalado na maioria dos veículos com transmissão automática, pois tem uma alavanca que aciona o acelerador do veículo pelo pedal do lado esquerdo do condutor.


Observação no verso da CNH: C


Auto PCD | Transmissão automática

Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática

Utilizado por muitos PCDs, supre as necessidades de muitas deficiências, possibilitando a troca de marchas do veículo automaticamente sem a necessidade do uso do pedal de embreagem.


Observação no verso da CNH: D


Auto PCD | Pômo no volante

Obrigatório o uso de empunhadura/manopla/pômo no volante

Esta adaptação permite que o condutor do veículo gire o volante 360 graus sem que tire a mão do volante, indicado para limitações de preensão de mão, extensão e flexão do punho.


Observação no verso da CNH: E


Auto PCD | Direção hidráulica

Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica

Utilizado também em carros convencionais, é um sistema que usa fluidos para transformar o processo de direção do veículo mais leve, sem exigir muito esforço do condutor.


Observação no verso da CNH: F


Auto PCD | Embreagem manual

Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática Este equipamento substitui os comandos da embreagem possibilitando o controle através dos membros superiores.


Observação no verso da CNH: G


Auto PCD | Acelerador e freio manual

Obrigatório o uso de acelerador e freio manual

destinada para condutores com baixa mobilidade dos membros inferiores, essa adaptação transfere os comando dos pedais para que possam ser realizadas através das mãos.


Observação no verso da CNH: H


Auto PCD | Comandos de painel

Obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel ao volante

Ideal para quem tem baixa mobilidade dos membros superiores, este equipamento substitui os principais comandos de painel do veículo permitindo melhor acesso e controle.


Observação no verso da CNH: I


Auto PCD | Prolongamento da alavanca de câmbio

Obrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade

Adaptação usada para aumentar a altura da alavanca de câmbio.


Observação no verso da CNH: K


Estas são somente algumas das principais adaptações veiculares mais utilizadas atualmente, visto que há uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado para cada tipo de deficiência. E se você possui alguma dúvida ou não sabe se existe alguma adaptação veicular para a sua deficiência, entre em contato conosco e teremos o prazer em lhe ajudar!